Pra quem leu o título do post e pensou que estes olhos seriam de um adolescente de 17 anos que foi na Goiás, sexta-feira, se embebedou pela primeira vez, falou coisas que não deveria ter falado, levou um soco no estômago e um pito da sua mãe.
BÉÉ
Se enganou !
Esses olhos seriam da mulher/personagem mais inteligente, complexa e adorável que já passou pela literatura brasileira, na minha singela opinião:
Capitolina, também conhecida como Capitu
Ela é personagem do romance de Machado de Assis "Dom Casmurro", um dos meus favoritos do autor.
Em torno desse livro há um mistério que nunca será resolvido, mesmo que um pai-de-santo receba Machado de Assis em seu corpo, ele não revelaria a verdade:
Seria Bentinho, corno?
Se você não faz a mínima ideia do que eu estou falando, leitor fantasma, largue o livro " O Doce Veneno do Escorpião" de Bruna Surfistinha, grande nome da nossa literatura (nhénhé), pegue um resumo maroto na internet, e continue à ler meu post.
Já fez isso? Então, continuando...
Bentinho era um maluco ciumento, louquinho por Capitu, já ela, mulher sensata e corajosa, correspondia o sentimento, mas não sofria de TOC , han!
Eu, pessoalmente, não acho que Capitu traiu Bentinho! Capitu podia ser até "espertinha" mas nunca pularia a cerca, aliás, acho que Bentinho é mais vulnerável à escapadelas...
Pessoa que deu sua opinião de forma rude: - Nhá, mas e as semelhanças entre o filho do Bentinho e o Escobar? (Personagem que, supostamente, teve um caso com Capitu) Ein?
Quem garante que isso não é invenção da cabeça de Bentinho?
Quem garante que o livro todo não é invenção da cebça de Bentinho?
TantanTAAN
Só o próprio Machadão nos responderia isso, ou não responderia, porque ele gosta de confundir nossa mente, ele até xinga a gente, pobres leitores, em algumas partes de seus livros !
Aê Machado, ou Machado, tu pensa que é quem?
Só porque tu é o maior escritor de todos os tempos da literatura brasileira tu acha que é alguém?, haan!
Você causa, ein?
é isso galera, agora vou comer meu creme de Papaya com o Assis !
Entenderam, entenderam?
Diguidin !
Tá, foi péssima
#Fui
Esse romance de Machado de Assis é realmente interessantíssimo.
ResponderExcluirDe um lado fica o poder dissimulatório de Capitu, que nos leva a concluir que ela traiu, e de outro fica a pouca auto-confiança e auto-estima de Bentinho, que nos leva a concluir que é "coisa da cabeça" dele.
Realmente nunca saberemos qual foi a intenção de Machado, se é que ele tinha alguma. Vai ver esse livro foi um mero "produto do acaso".
Com certeza, é um livro que, querendo ou não, gera muitos debates, discussões e opiniões diferentes ! é, Machado queria mesmo ser lembrado em nossa Literatura !
ResponderExcluir