sexta-feira, 12 de julho de 2013

#Crônica: Concisão e Religião

- Meu Deus, você viu o que aconteceu?
- O que você disse?
- “Você viu o que aconteceu?”
- Não, antes disso...
- “Meu Deus”...
- Você não é ateu?
- Sou, ué.
- Então você não pode falar essa expressão se você não acredita em Deus...
- Mas é uma expressão comum...
- Não interessa, não condiz com a sua descrença.
- E você? Se diz católico, mas nunca vai à Igreja!
- É que eu não tenho muito tempo...
- Então não é católico.
- Sou católico não-praticante.
- Olha, sinceramente... Começo a achar que esses rótulos religiosos exóticos servem como desculpa para evitar o ateísmo.
- O ateísmo é triste, você deve sentir um vazio enorme dentro de você.
- Não sinto. Não preciso de nada que me sustente ou que me dê forças.
- Todos precisamos sentir que somos protegidos 24 horas por dia por um ser superior.
- Um ser superior invisível? Desculpe, não entra na minha cabeça.
- Não quero ser inconveniente, mas e as coisas boas com as quais você é agraciado? Você não pensa em agradecer?
- Não. Penso que tudo que consegui foi com meu esforço, sem a ajuda de uma força maior.
- Estranho, não consigo ficar sem agradecer a Deus nem por um dia...
- “A Fé não dá respostas, só impede perguntas.”
- A Fé é a resposta, em si.
- A Fé é a causa de muitas guerras por esse mundo afora. Se todos fôssemos descrentes, não precisaríamos competir pra ver qual Deus é superior.
- Tem certeza que não está confundindo a igreja com Deus?
- Como assim?
- A religião é feita por homens, por isso é tão imperfeita, mas Deus...
- Foi feito por homens também.
- Discordo.
- Então como ele surgiu? Foi uma auto-fabricação?
- Esse é um dos dogmas de nossa religião...
- Como eu disse, a fé...
- Cuida, é responsável por espalhar o amor de Deus.
- E você acha que o amor de Deus é o mais importante?
- Ele deve vir acima de todas as coisas.
- Pois então, diga isso para uma mãe que acabou de perder o filho adolescente em um assalto, diga isso à menina de 8 anos que viu seu avô morrer e se pergunta todos os dias o motivo de sua morte, diga a um...
- São escolhas de Deus, podem parecer injustas, mas todos nós temos um destino traçado por Ele.
- Acho que concordamos em alguma coisa: karma.
- Exato, é preciso fazer escolhas que se refletirão no futuro...
- É preciso aceitar e respeitar o diferente...
- “É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado.”
- Um religioso citando Nietzsche?
- Veio ao caso, certo? Mas, o que você queria me falar no começo da conversa?
- Antes de tudo isso? Ah, sim. Você viu que o novo Papa é argentino?
- Brincadeira, né. Eles já têm o Messi e agora conseguiram o Papa também...
- Temos o Pelé, pelo menos...
- É, o “Deus do futebol”
- Mas isso não é dizer o nome de Deus em vão?
- ... Mas é algo tão comum de se dizer, né?




 Só uma crônica para alegrar (mais ainda) essa sexta-feira
Prometi que iria atualizar mais o blog nessas férias, mas uma arma branca chamada Cobras Criadas está tomando bastante o meu tempo...
Porém, as férias ainda não acabaram!
Mantenham as esperanças, ou não.
Fui

Nenhum comentário:

Postar um comentário